segunda-feira, 29 de setembro de 2014

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ressaca

Quase um mês de férias..... maravilha.... só custou voltar, até a viagem foi mais rápida do que o normal mesmo com chuva, parece que o universo esta a conspirar para a minha presença em Lisboa!! Depois de viagens, amigos, família, sol e muita chuva, livros e principalmente sem horários, so a fazer o que realmente gostava e apetecia, chego a capital mais rápido do que o que deveria..... mas para compensar, o senhor taxista, velhinho mas velhinho, foi aqui a Dolitas que o ajudou a por as malas e saco dentro da mala do táxi, porque não só tinha mais de 70 anos, quase 80 diria eu, como tinha uma estatura pequena e magra, mal entrei no táxi, colocou o radio mais alto....ouvia mal... e começou a falar, logo a queixar-se que agora na radio só passava kizomba!! Achei um piadão ao Homem, conclusão era professor de danças de salão....ainda.... e era taxista 3 dias por semana! Nunca fiz a viagem de táxi tão devagar na vida, o homem não passou dos 60km/h!! Lindo, nunca passou da 4ª... apesar do carro pedir muitas vezes.....loool.... bem como estava a chover, pode-se considerar que foi uma viagem mais do que segura!! E era muito simpático, a entrada em Lisboa foi..... diria....bem disposta!!
Claro esta que como é mês de Setembro.... é sempre em Setembro que avaria alguma coisa... reparei que estava sem travões no carro!! Já sem chuva não e nada seguro, agora imaginem com chuva!! O que vale o SºPedro parou com a chuva das duas vezes que tive que pegar no carro antes de ir para o mecânico! Quem diria que os carros também têm direito a birra por serem abandonados umas semanas na garagem?!! Já não basta o Eddie.... que anda de nariz arrebitado pela casa e finge que não me liga nenhuma?!!! Melhor anda sempre atrás de mim, mas finge que eu é que ando atrás dele e sempre que olho para ele ou o chamo vira-me a cara!! Só não resiste á brincadeira!! Só podia ser meu gato!!! Não há engano absolutamente algum quanto a isso..... bem disposto mas com rabugice!! Tudo isto e ficou com os padrinhos, imaginem se fosse com alguma pessoa menos conhecida!! lol
Quero Férias outra vez!!! Não é pedir muito pois não?!!!
Bem, a ressaca das ferias é f.....!! Difícil.......LOOOL.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Infiéis

Agora que finalmente ando a corar....lol... Com um sol maravilhoso.... Mas ainda na fase "bébé"... Passo a explicar, está fase é sempre a primeira fase das férias, fase em que acordo tarde, durmo a sesta e as 11h da noite adormeço onde quer que seja!!! Ou seja vou tarde para todo o lado, normalmente só me vêm á tarde, durmo estendida ao sol.... e mesmo que vá para o café e para os copos, as 11h estou no pré sono!! Lool
Mas è para isso que servem as férias grandes não é?!!! Já não são os 3 meses de alguns anos atrás, infelizmente.... mas já não é mau.
Não era nada disto sobre a qual eu hoje gostava de dissertar....mas ferias é sempre um bom começo para tudo!! 
Ando a ver uma série de televisão chamada "Infiéis". Comecei-lhe a achar piada, porque mostra claramente de uma forma exagerada, ou não seria uma série de televisão, como é que podemos reagir quando andamos extremamente fragilizados. Dependendo das situações que se nos apresentam, a fragilidade e carência emocional, leva-nos a agir como provavelmente não agiríamos com a cabeça e o coração no lugar. E todas as consequências que daí advêm.
Como é que é possível trair, ou ignorar absolutamente tudo, porque simplesmente amamos. E como nem sempre temos as atitudes corretas só porque temos medo do que é que o mundo poderá pensar ou julgar! Como se o " Mundo" no nosso lugar não fosse fazer exactamente o mesmo....ou como se alguém poderá algum dia julgar quem quer que seja. O máximo que poderemos dizer é que não sabemos como iríamos reagir dadas as circunstâncias.
No fundo não nos conhecemos na totalidade, é um conhecimento que se vai tornando um pouco mais claro com as experiências com a qual nos vamos deparando ao longo dos nossos dias na terra. 
Conhecimento com a qual vamos moldando a nossa personalidade.


segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Paixões

A vida vai passando e vamo-nos perguntando se realmente fazemos aquilo que realmente amamos.
Para alguém como eu não foi fácil optar por uma única carreira e ainda não é na realidade, daí já ter duas licenciaturas e milhentos outros cursos, sempre gostei de tanta coisa e tão variada que já no liceu me foi difícil escolher entre ciências e arte! A verdade é que segui ciências e quase todas as formações que tirei foram na mesma área, saúde, apreendida de múltiplas perspectivas, mas com o mesmo objetivo, ajudar o próximo da melhor maneira que conseguimos, curar.
Mas deixei de desenhar, pintar, dançar. Agora tento estimular um pouco a parte mais criativa, com a fotografia digital, adoro manipulação digital, nem me dou conta do tempo quando estou intertida com a fotografia. A dança foi substituída por ginásio, ou melhor, as aulas do ginásio. Mas ainda danço... Um pouco. 
Um dos ditados que nasci a ouvir ..... " faz o que amas e não terás que trabalhar um único dia da tua vida"  ..... E isto tem andado a matutar na cabecita...... O que é que realmente eu faria que não sentisse que estava a trabalhar, onde e que perderia a noção do tempo?! E ..... Voltei a infância!! 
Existe um livro, que mal abri os olhos, mo colocaram a frente e se tornou o meu livro favorito durante muitos  anos.... " A Vida na Terra", apesar de ter mais de 30 anos ainda hoje tem fotografias brutais do planeta e seus habitantes, lembro- me de ainda não saber ler e adorar desfolhar o livro ilustrado.Dai gostar tanto de bichos, natureza e fotografia. Ainda hoje aos fins de semana assim que acordo ligo a televisão no national geografic....odisseia....ou alguma coisa que tenha documentários do gênero ( ou desenhos animados...lol). Nasci e vivi quase a minha vida toda, rodeada por natureza, bichos e liberdade, sempre tive a minha volta, cães, gatos, ratos, rãs, grilos, pássaros, peixes, ouriços cacheiros, como animais de estimação. Dai lidar com eles de uma maneira tão natural ( ok... Aqui alguém diria..."voltas a ter 10anos de idade"....lol....mas isso é só porque nunca perdi a capacidade de brincar! Ta?! ). Nunca por um momento, tratar deles foi sequer desagradável, era simplesmente natural tratar deles, faziam parte de mim.
Próxima formação: a que esteve sempre em primeiro lugar, e não segui não sei exactamente porquê.... Biologia marinha! Ou nesta fase da vida veterinária!! Um caso a pensar!
Isto tudo porque vi mais um documentário sobre os Tigres de Sumatra que são cada vez menos e se estima que se tudo continuar assim estarão extintos, em liberdade,em 2020. Felizmente tem havido esforços para que isso não aconteça. Adoro felinos, mas os tigres são uma paixão, assim como baleias.... Não não são golfinhos....lol....também gosto muito, mas paixão é por baleias!! E gorilas ....sempre quis ir a floresta do Congo, para os ver em liberdade!
Há coisas que realmente nunca mudam..... :)



sábado, 6 de setembro de 2014

Bolo de Coco com Abacaxi...... maravilha dos deuses!!

Bolo de Coco com Abacaxi


INGREDIENTES:

  • 200 ml de leite de amêndoas
  • 100g de coco ralado em flocos grandes
  • 1 xicara de leite de linhaça ( receita abaixo)
  • 1 xicara de açúcar cristal
  • 100 g de creme vegetal ou óleo de coco
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 1/2 xicaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 2 xicaras de abacaxi cortado em cubinhos (eu usei abacaxi fresco)
  • 1/4 de açúcar para a calda

PARA O LEITE DE AMÊNDOAS 

  • 1/2 xicara de amêndoas cruas com casca
  • 1 litro de agua filtrada
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha

Lave as amêndoas e deixe de molho de um dia para o outro. 
No dia seguinte drene as amêndoas e  bata no liquidificador com 1 litro de agua filtrada. Passe por uma peneira e use o liquido para o bolo. A parte solida pode ser usada para preparar cookies, pães, bolos, pastinhas, queijos e muito mais. 
Conserve em recipiente de vidro com tampa por ate 5 dias na geladeira.
No caso desta receita você vai precisar apenas 200 ml.

PARA O LEITE DE LINHAÇA

  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça
  • 1 xicara de agua filtrada
Lave a linhaça rapidamente para remover impurezas e deixe escorrer. 
Coloque em um recipiente de vidro, cubra com agua filtrada, tampe e leve a geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte leve a mistura que se formou com a linhaça hidratada ao liquidificador.Coloque 1 xicara de agua filtrada e bata bem. Utilize.


Preparação:
  • Coloque o coco ralado em uma bacia e misture com o leite de amêndoas. Deixe hidratando e vá para os passos seguintes.
  • Prepare a massa no liquidificador. Coloque primeiro o leite de linhaça e o açúcar. Bata bem e a seguir acrescente o creme vegetal e a baunilha e continue batendo.
  • Despeje esta mistura sobre o coco que ficou hidratando e mexa bem.
  • Misture a farinha de trigo e o fermento. Não é necessário bater.
  • Em uma forma com furo no meio, coloque 1/4 de açúcar e leve ao fogo com os cubinhos de abacaxi para caramelizar levemente.
  • Quando começar a levantar fervura desligue e retire do fogo.
  • Remova os pedaços de abacaxi e misture delicadamente na massa. Espalhe  a calda que sobrou no fundo da forma, coloque a massa com os pedaços de abacaxi e leve ao forno pré-aquecido a 180C para assar.
  • Em mais ou menos 35 minutos esta pronto. Use um palito para ver se a massa esta assada. Espere esfriar para cortar. 
Se você preferir pode fazer o bolo "invertido". Para tanto basta jogar a massa sobre o abacaxi e levar para o forno.





Bolo fofinho e delicioso com pedaços de abacaxi e flocos de coco, preparado com leite de linhaça e leite de amêndoas. Por favor leia atentamente a receita antes de começar a preparar, e se tiver alguma duvida me escreva aqui ou na pagina do Facebook. O leite de amêndoas pode ser substituído por qualquer outro leite vegetal sem nenhum prejuízo a receita, mas eu recomendo que o leite de linhaça seja mantido porque e o que faz a massa ficar bem fofinha.
A linhaça é um dos substitutos de ovos nas receitas veganas. Os leites podem ser preparados na hora, mas a linhaça e amêndoa devem ser deixadas de molho de véspera.

Nota: Receita retirada do blog.veganana.com.br