segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Historias de vida

Mais uma lição de vida.... velhinha, velhinha, 90 anitos bem contados e a caminho dos 91, com exames melhores que os meus......lol... que quando lhe pergunto sobre o que é que se queixava, ela me responde: "sabe senhora doutora, realmente agora canso-me um bocadito, e doem-me as pernas também!".... Bem quem me dera que se chegar a idade dela, tenha estas queixas!!! loool
Alguém muito bem disposta, sempre pronta a dizer uma graça e a dar uma gargalhada, que quando lhe volto a perguntar qual o segredo pr aquela saude toda, física e mental, ela me diz que apesar de todas as dificuldades que teve, adora viver e sempre se considerou alguém muito feliz, mesmo quando se divorciou do marido aos 69anos, pessoa essa que nunca a ajudou em absolutamente nada, e lhe deixou sempre o encargo de criar os filhos, e ganhar dinheiro para praticamente sustentar a casa!
Mas diz, com orgulho nos olhitos, que tem uns filhos e netos maravilhosos, que gostam muito dela, mas que adora viver sozinha na casa dela, e, que não deixa que ninguém a interrompa 2 vezes por dia, uma do meio dia a uma da tarde e outra no final da tarde..... em que faz uma "especie de meditação".... looool.... entre outras praticas que me aconselhou e ainda me disse que me ia incluir nas orações dela e me desejava o mesmo que aos filhos dela.... não preciso dizer que fiquei com a lagrimazita no olho e com uma tremenda admiração pela senhora que tinha o nome da minha mãe!
Para melhorar a situação, quando falei um bocadito com o filho dela, descobri que ele via e enfrentava a vida exactamente como a mae! Sem saber o que eu tinha falado com a mãe, virou-se para mim, depois de conversarmos, e, disse: " Sabe qual é o conselho que lhe dou para chegar a idade da minha mãe, como ela?... Basta uma vez por dia parar 10 minutos e olhar para o horizonte com admiração e agradecermos sempre por tudo!".... Bem é um bom conselho!!



Um dia que valeu mesmo a pena!!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Balanço 2012

O ano de 2012, foi provavelmente o grande teste da minha curta vida.
Descobri coisas incriveis sobre mim, os outros e o mundo, aprendi imenso, alias provavelmente não aprenderia o que aprendi se não fosse de outra forma, agradeço desde já a todas as pessoas que cruzaram a minha vida em 2012, os que me apoiaram e a dos que nem por isso, mas facilitaram sem duvida alguma toda a minha aprendizagem do ano que passou, sem eles isso não teria sido possivel.
Foi um ano de intensa aprendizagem:
Aprendi da pior maneira uma coisa que eu não conseguia perceber, como é que se chega a uma depressão. Não conseguia perceber, como é que as pessoas não lutam antes de  se deixarem apanhar por uma doença destas. Mas a verdade é que é tão facil, uma coisa leva a outra, a dor é tão grande (qd existe uma razão aparente, claro) que temos duas soluçoes, ou continuamos a sentir aquela dor insuportavel ou simplesmente paramos de sentir, tudo, qq tipo de sentimento, não gostamos nem desgostamos de nada, tudo e todos nos passam ao lado, até nós proprios, alias o sinonimo para mim de uma depressão é a ausencia total de qualquer tipo de sentimento, porque nos darmos a esse luxo significa sofrer. Claro que tive o inicio de uma, mas sai, porque como típico escorpiaozinho, não sentir não dá....lol... tive que tentar perceber o que é que se estava a passar comigo, qual a razão absurda para aquilo e tentar sair o melhor que conseguia, sem a ajuda de medicação alguma, fazendo coisas que gostava muito, ocupando o tempo todo e sempre, tive sempre a ajuda das pessoas que me amam, família a amigos muito queridos que NUNCA me deixaram sozinha!!!!
Aprendi que no mundo existem pessoas que se aproveitam de situações menos boas para tentarem passar a perna ou se puderem nos empurrarem um bocadinho mais para o buraco. Que existem pessoas que vivem numa eterna competição com o mundo, vivem num mundo de desconfiança, jogos e esquemas para tentar chegar onde querem, que no final e a nada, mas quando se aperceberem disso desperdiçaram uma vida.
Aprendi que não sou capaz nem quero pertencer a esse mundo e com uma enorme sinceridade tenho
imensa pena de quem vive nele. Bastou- me muito pouco tempo para perceber que nao seria feliz nesse lugar, o meu mundo, ou melhor o mundo onde eu sou feliz e num bem cor-de-rosa, onde as pessoas são sinceras com elas próprias e com os outros.  Ainda sou mais feliz por perceber que não estou sozinha, e que me rodeiam pessoas assim!
Aprendi que sou capaz de entender todas as atitudes, menos uma a covardia, pessoas que não assumem o que sentem, não assumem os seus actos e preferem fugir a enfrentar as situações e emoções, a lutar pela sua felicidade! Preferem a facilidade a felicidade, incrível não e?! Não lutam nem assumem o que realmente querem e sentem!!!
Aprendi a saber esperar,  a ter mais paciência comigo mesma, em vez de querer tudo para ontem........ Quer dizer aqui ainda tenho mais umas coisas a aprender!!!
Perdi pessoas que amava, mas também conheci tanta gente nova.... E acho que alguns já tem um cantinho no meu coracaozito, também recebi tanto de tanta gente, muitas vezes de quem menos esperava.
Foi um ano de renovação, saiu da minha vida o que tinha que sair e não estava bem, e entrou quem tinha que entrar para mais uns passitos em frente neste caminho a que se chama de VIDA!
Conheci lugares novos, chorei muito, mas tambem dei umas boas gargalhadas! Reaprendi a gostar de mim e do mundo e a agradecer tudo e todos os que tenho na minha vida! Até o meu mais recente amigo.... O gato Eddie! Lol
Apaixonei-me mais uma vez pelo mundo, alias sou uma eterna apaixonada pelo mundo!!
Foi mesmo um ano de grande intensidade emocional, onde vivi tudo a mil a hora..... Novo curso, novas pessoas, novos lugares, sempre muito bem acompanhada....... Por mim mesma.....aqui a Dolitas..... Principalmente e acima de tudo! Nao desprezando, of corse.....yes....lol....como diz uma boa amiga.... As pessoas que amo.
E que venha 2013!!! Que eu estou a espera de tudo o que ele me vai trazer com um sorriso na cara!!!