domingo, 24 de maio de 2015

Pensar.... Bom ou mau?!

"Quando entra no Agora, você sai do conteúdo da sua mente. A incessante corrente do pensamento se desacelera. Os pensamentos não consomem mais toda a sua atenção. Há intervalos entre eles – espaços de silêncio e calma. Você começa a perceber que o seu ser é maior e mais profundo do que seus pensamentos.
O silêncio e a calma não são apenas a ausência de barulho e de conteúdo. São a dimensão mais profunda do nosso ser, a inteligência primordial, a consciência de que só podemos ser felizes Agora.
O poder transformador do silêncio está em nos libertar de nossos pensamentos, medos e desejos, dissipando as tensões do passado e as expectativas em relação ao futuro. Só no presente podemos descobrir quem realmente somos, alcançando assim a paz e a alegria que estão dentro de nós." - Eckhart Tolle
Ando a ler e reler " O poder do Agora", não me traz muito conhecimento novo, mas tem exercícios simples para nos focarmos no que realmente interessa! O presente e nada mais que o presente!
Pensar sim é óptimo, quando é um pensamento construtivo e criativo, que nos faz agir, criar e aprender. Que nos faz aproveitar cada dia, o Agora! Que nos faz felizes sem nos tirar do momento presente!
Agora os pensamentos em turbilhão, que nos traz dúvidas, inseguranças, medos, ansiedades, que nos tira o momento presente, e nos deixa a viver no passado ou futuro sem aproveitarmos a 100% o presente, que nos impede de agir, de dizermos o que queremos e principalmente o sentimos, criados unicamente pela nossa mente/ego e que nos podem controlar e limitar, é que têm que ser eliminados/controlados. 
A consciência de que eles existem e nos limitam já é um grande passo, apartir daqui é só aprender e trabalhar um pouco para que a felicidade do agora não nos passe ao lado! 
Daí a meditação o Yoga e outras técnicas, também explicadas pelo Eckhart Tolle e muitos outros, para silenciar a mente.
Podemos encontrar essa Paz das mais variadas maneiras, além do Yoga e da meditação, eu costumo aconselhar, a quem não tem tanta consciência deste facto, para fazerem coisas que as façam realmente felizes, as deixem descansar das tarefas rotineiras e as façam pensar em outras coisas, coisas boas que as deixem em paz! Algumas vezes por semana, o que pode ser qualquer coisa, desporto, pintar, cantar, fazer jardinagem, ler, cozinhar......... Tudo o que vos dê prazer e vos deixe em paz!! Silenciar a mente por algum tempo!
Eu também tenho obviamente este tipo de pensamentos construídos pela minha mente, mas cada vez menos e com muito mais momentos de paz!! 
Mas inconscientemente, desde pequenina faço isso, fico feita parva a olhar para coisas que acho lindas.... Qualquer tipo de Arte, céu, mar, árvore, animais..... Sentir o vento na cara com os olhos fechados, fugir para a floresta, ouvir os grilos á noite...... Ver as estrelas, a lua! Tenho uma espécie de paragem cerebral e nesses momentos só sinto....sinto com os olhos, com o tacto, com os ouvidos....sinto tudo!! É tão bom!
Na idade adulta houve a necessidade de introduzir a meditação, Yoga, mais desporto!
Ainda me encontro no caminho do meu crescimento como ser consciente, cada vez mais em paz comigo e com o mundo! Só em paz é que me apercebo do quanto Amo o mundo, o quanto sou apaixonada por mim, por tudo o que me rodeia. Só em paz consigo perceber que na realidade tudo é mesmo perfeito. Cada vez mais consigo ultrapassar as minhas limitações.....criadas pela minha mente obviamente..... E ser cada vez mais aberta a tudo o que me rodeia, com uma liberdade brutal para ser e viver aquilo que realmente Amo. 
A minha grande limitação, ainda continuo a ser eu! Ainda tenho dificuldade em expressar muitas vezes o que realmente sinto, por medos criados por mim, mas com treino eu chego lá!! E a vida está me a fornecer toda a experiência para continuar a treinar!  Loooool
Consciência acima de tudo! Por isso vivam, experienciem, digam sempre o que pensam e o que 
sentem e Amem muito!!!




Sem comentários: