sábado, 28 de março de 2015

Just a little bit of....... Silence!!

Mesmo sendo uma pessoa extremamente tolerante e paciente, por vezes pergunto-me como é que consegui superar tal desafio!! Estas duas características são essenciais no mundo que me rodeia e que nos rodeia, mas, na minha actividade profissional são levadas ao limite. Hoje no final da manhã ( poderia dizer mesmo, no final da semana), foram tantas as pessoas com realidades tão distorcidas e pesadas, que dei por mim a desligar me da realidade em que estava inserida e a assistir de camarote    á fita que desenrolava a minha frente! É uma estratégia que utilizo com frequência, fico em silêncio, a pessoa fala tudo o que lhe passa pela cabeça, queixa-se do mundo, até que se apercebe que está a falar sozinha e acalma-se um pouco, até que eu lhe pergunto se posso falar e explicar o que se vai passar a seguir. Neste preciso momento, muitas vezes, dá para perceber que as pessoas percebem que o mundo e os problemas não giram a volta delas, conseguem momentaneamente se concentrarem no que estão a fazer e no final ainda agradecem e pedem desculpa.... Têm consciência do que estavam a fazer. Obviamente que não acontece sempre, mas é bom perceber que por vezes consigo ter esse efeito nas pessoas.
Ouve um doentinho, que no final, pensando eu que tinha sido demasiado dura ( dura no sentido em que me torno menos sorridente, aberta e com um tom de voz mais assertivo), me agradeceu imenso por o ter trazido um pouco a realidade do momento presente....... palavras dele!
Agora quem precisa de um pouco de silêncio it's me.... Dolitas!! 





Sem comentários: