domingo, 28 de dezembro de 2014

Testamento de Natal!!! Loool

Não é possível passar esta época sem falar sobre o tema! Por muitas e variadas razões é sempre uma época muito especial, principalmente agora, que além de ser uma celebração em família, família essa de sangue e de coração, é também uma época de recordação! Recordação das pessoas que faziam, dividiam e partilhavam o caos que normalmente é a consoada e o dia de Natal lá por casa. Mas é aquela confusão boa, de imensa gente a cozinhar numa cozinha enorme, onde os cheiros se misturam, desde as fritas, ao arroz doce, a letria, ao bolo rei.....do bacalhau ao polvo e á lagarada de tofu....sim existe o grupo dos vegetarianos....enquanto uns cozinham, outros estão na lareira a volta do vinho e dos queijos, obviamente que tirando os mais velhos, que já são mais que merecedores do posto, todos de alguma maneira contribuem para que tudo corra esperadamente bem. Há a manutenção da lareira, a mesa sempre bem posta, a loiça sempre em ordem e a comida...... Mesmo quando alguém pragueja, todos se riem ás gargalhadas....e mesmo depois de horas em pé a trabalhar para a "barriga", com as costas já doridas, e olhos molhados de tanto rir....sentamo-nos á mesa e é uma sensação única! Uma mesa maravilhosa, cheia.... de comida e de pessoas que nos são muito queridas. Assim que me sento costumo parar por uns instantes e apreciar um pouco o momento, todos á conversa, a tentar perceber o que é que está nas travessas ( sim porque com vegetarianos há sempre pratos diferentes), os copos a serem enchidos de vinho, toda a gente....os mais novos a quererem as minhas batatas a murro com alho e azeite..... Quase 20 pessoas com um sorriso rosadinho no rosto do calor na mesa, calor esse que não vem só do vinho tinto mas sim do coração de cada uma das pessoas presentes.
O Amor verdadeiro que cada um coloca naquela mesa é incomensurável! Nesta família de coração, quase não nos lembramos dos presentes, esses são só uma mais uma diversão da época, é sempre muito bom observar a cara de cada um deles ao abrir os embrulhos! 
Este ano tivemos dois novos estreantes lá em casa, dois Holandeses/ Ingleses, que se juntaram ao grupo. O que ajudou a salientar toda a diversidade de costumes, vivências, crenças de cada um na mesa de Natal. Eles levaram um pouco da tradição dos países deles, os queijos, por sinal maravilhosos, os chocolates, aliás por tradição, costumam dar de presente, um chocolate enorme com a forma da primeira letra do nosso nome.....ainda não tive coragem de estragar a letra......e narcisos para todos!!! Esqueci-me dos meus!! Mas estão muito bem guardados para serem plantados no meu jardim varanda!! Adoro Narcisos!! 
No meio de tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo, deu para sentir a falta da minha mãe naquela mesa! Mas é impossível não sentir a falta dela todos os dias do outro lado do telefone! 
Agora a puxar um pouquinho mais para o sentimento.....looool..... agradeço tanto as pessoas que me aturaram na semana anterior ao Natal....não era só TPM..... loooool.... era uma desrregulacão completa hormonal também provocada pela parte emocional e vice-versa. Tenho bons amigos que também pertencem a minha família de coração, agradeço todos os dias por isso, espero estar à altura sempre que todos eles precisarem! Desculpem por nem sempre falar, mas como eu disse, não há nada a dizer, só a agradecer por vocês existirem na minha realidade e por "ela" ter sido quem foi e por me ter escolhido como filha, só tenho a agradecer por tudo!! Com tudo o resto sou eu que tenho que aprender a lidar, e voltar a agradecer por .....a maioria das vezes.....lol....conseguir viver o lado bom da vida e ser quem sou!  
Isto é muito mais fácil por palavras escritas!!!! Looool
Eu sei que sou meia doida.....o que adoro....looool....mas de tanto falar em Natal cheira-me a bacalhau!! Não sei se isto é muito bom!! Já que estou em mais uma aventura com a rede expressos!!! LOOOL
Atenção....tenho pessoas ditas " normais" á minha volta, deduso que eu devo ser a mais doida de todas!! Looool


Ps: não me quero descuidar com ninguém, mas há uma pessoa que me tem puxado pelo braço, me abre os olhos e diz.... " diz qualquer coisa que sei que não estás bem....á qual eu respondo...já a chorar em prantos.....não há NADA... a dizer...e ela fala, fala e dá-me um grande abraço ... e....eu fico com os olhos inchados e vermelhos....coisa que não gosto.......obrigada!! Gosto muito de ti SARA!! 

 Um bocadinho de mim para todos!!


Sem comentários: