sexta-feira, 11 de abril de 2014

Memorias

Ontem.... ouvi uma pequena frase que me fez o mudar o meu humor e esperança no dia.
Estavamos a falar no que foi o ano de 2013 para algumas pessoas, e disserem uma famosa frase que eu tento ignorar a sua existencia...."Ainda bem que conseguiu engravidar outra vez, ja viste como foi o ano dela, precisava mesmo de um pouco de luz na vida dela"
Incrivel, tenho tentado construir a minha vida esquecendo que essa luz possa existir, esforçando me por ver a luz que ainda existe após tudo o que me aconteceu, aprendendo com tudo, seguindo em frente, sem esperar mais absolutamente nada da vida!
Porque ter algum tipo de esperança pode significar ter algum tipo de expectativa e sofrer em vão..... por isso aproveito todos os momentinhos da vida, todos os dias! E tenho conseguido ser muito feliz assim acreditem!
E depois alguem diz que essa luz (luz de esperança e não de gravidez!!lol) chega de vez em quando a alguém e faz com que eu tenha que me lembrar disso.... tenha que me levantar outra vez! Ainda por cima é páscoa...
Páscoa significa... pão quente acabadinho de fazer no forno a lenha com aquele cheirinho maravilhoso que inunda a casa e o jardim.... é a mesa cheia de bolos e amendoas de chocolate .....é uma jarra cheia de flores em cima de uma toalha de mesa de linho branca bordada a mão.... é um bolo de chocolate maravilhoso que só a minha mae sabia fazer... é sair da cama, com os olhos ensonados, vestir a correr antes que o Padre nos apanhe ainda em pijama.... é a  casa cheia de gente a espera da agua benta que a vai benzer e do Padre que dá dois dedos de conversa e vai embora para a proxima porta aberta....é encher a barriga logo de manhã, e assim que todos se vão, eu e o meu irmão, ligamos a televisão e adormecemos nos primeiros 5 minutos dos desenhos animados ou filme que estiver a passar na televisão....convem dizer que sito se passava até ha um ano atrás ....lol... e que a nossa casa era a primeira casa da visita páscal de domingo de páscoa, e, tambem, que a missa do domingo de páscoa é as 8h da manhã e a mais pequena do ano!! loool
Páscoa é... acordar pela segunda vez no dia para o almoço e cheirar a comidinha boa feita pela mãe, a sair do fogão a lenha....
Páscoa é sinónimo de familia, pão, bolos, amendoas, conversa, padre... a mesma discussão de sempre...não beijar a cruz directamente... mimos e cheirinho bom!!!
Páscoa essa que eu agradeço ter conhecido e ter tido durante todos estes anos! Mas a realidade mudou.... e a tradição vai ter que mudar também.... ou vai deixar de existir....
Ao escrever isto, acaba de passar uma musica na radio que adoro, mas me faz recordar tudo o que tive e já não tenho....
Sim eu sei que temos que olhar para o que temos e não para o que ja não temos, mas tambem faz bem recordar..... mas as memorias trazem a saudade, famosa palavra bem portuguesa...

Sem comentários: