sábado, 19 de setembro de 2009

Expressoes tipicas do centro-norte

As pessoas ficam a olhar muito sérias quando eu digo...LOL

... " a minha beira" ..... em lisboa é.... "ao pé de mim"
... " chapeu de chuva" ... em lisboa é ... "guarda chuva"
... " fino" ... em lisboa é..." imperial"
... "maçã" .... em lisboa é pêro ( acho que apenas vale para algumas maçãs, as golden, ainda n consegui perceber muito bem...)

... "quarto de banho" ... em lisboa é "casa de banho"
... "sertã" .... em lisboa... "frigideira"
... "estrugido" ... em lisboa... "refogado"
..."abrunhos" ... em lisboa ..."ameixas"
... "aloquete" ... em lisboa... "cadeado"
..."cruzetas" ... em lisboa... "cabides"
..." lameiro" ... é um terreno de cultivo
..." saraiva" ... em lisboa é "granizo"
.... "testo" .... é uma tampa de uma panela
.... "pascoeira" ....é uma erva daninha
.... "alacraus" ... é um escorpião
.... "alicranços" ... é uma especie de cobra cega venenosa que anda por baixo da terra
.... " estou na bicha" ... em lisboa é...." estou na fila"
.... "vou a mata".... em lisboa... "vou a floresta"

Em viseu uma Bica é uma fonte de água fresca!! LOL

Se se lembrarem de mais é só dizerem!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Deves ser de Lisboa, no porto nao se fala assim todo o tempo, na realidade sou do porto e falo com ambas as expressoes, ate secalhar com mais lisboetas do que nortenhas.

Dolitas disse...

Não sou de lisboa....vivo em lisboa a algum tempo! Estas expressoes são da beira alta, eu sou de viseu e lá utilizam-nas frequentemente, principalmente nas aldeias.
No porto não sei mas tinha colegas de faculdade do minho que tambem as usavem, alias ainda tinham algumas mais estranhas que eu não conhecia....
Mas é exactamente isto que torna a nossa lingua unica!LOL